domingo, 14 de abril de 2013

Filmes musicais modernos

Aproveitando a sugestão da minha amiga aniversariante Maria Clara, fiz este post sobre filmes musicais modernos. Realmente, musicais não são meu ponto forte, então achei que seria difícil selecionar alguns legais mas, para minha surpresa, a lista saiu bem rápido e tive até que deixar alguns de fora...

Coloquei aqui alguns musicais dos quais gostei bastante, mas lembrem-se, isso é uma opinião pessoal e não uma verdade universal... rsrsrs
 
OBS: a lista não obedece a nenhuma sequência específica, os filmes foram colocados em ordem aleatória.

 
1. Moulin Rouge - Amor em vermelho (Moulin Rouge)
Ano: 2001
Diretor: Baz Luhrmann
Elenco: Ewan McGregor, Nicole Kidman, John Leguizamo

Breve sinopse: Conta a história de amor entre Christian, um jovem poeta que se muda para Paris e Satine, a mais bela cortesã do clube noturno Moulin Rouge.

O que mais gosto neste filme são as adaptações de músicas mundialmente famosas que fora utilizadas para compor a trilha sonora que embala o amor e as tragédias da história. A trama retrata um lindo amor sem limites, porém envolvendo personagens bem limitados por suas condições: uma cortesã e um poeta pobre. Eu diria que vermelho realmente é a cor desta história: paixão, luxúria, sangue...



2. Burlesque (idem)
Ano: 2010
Diretor: Steven Antin
Elenco: Christina Aguilera, Cher
 
Breve sinopse: Ali é uma garota do interior que se muda para Los Angeles buscando concretizar seu sonho de se tornar cantora. Chegando na cidade é contratada como garçonete na boate The Burlesque Lounge.

A história soa familiar? Acha que lembra "Show bar"? Eu achei... rsrs... Mas tudo bem, porque eu gostei dos dois... rsrs... Não sei se fui influenciada pelo fato de gostar da Chistina, mas o fato é que achei o filme legal. E a primeira apresentação de Ali me deixou toda arrepiada... rsrs



3. Dançando no Escuro (Dancer in the Dark)
Ano: 2000
Diretor: Lars Von Trier
Elenco: Björk, David Morse, Catherine Deneuve
 
Breve sinopse: Selma Jezkova é uma mãe solteira tcheca que foi morar  nos EUA com seu filho Gene. Ela sofre de uma doença hereditária que a faz perder a visão gradativamente. Selma trabalha duro e guarda tudo o que ganha para o tratamento que garantirá que seu filho não perca a visão como ela.
 
Este é um filme triste e lindo, que retrata a luta de uma mulher que não deseja que seu filho passe pelas mesmas dificuldades que ela, e para isso não mede esforços. Selma vive em seu mundinho, como se estivesse em um grande musical. Mas nem sempre os musicais têm finais felizes... Lindo filme! Chorei um bocado...


 
4. Across the Universe (idem)
Ano: 2007
Diretor: Julie Taymor
Elenco: Jim Sturgess, Evan Rachel Wood, Joe Anderson
 
Breve sinopse: Conta a história do jovem inglês Jude, que se muda para os EUA em busca do pai. Lá conhece Max, e se apaixona por Lucy. Em meio à uma época de protestos contra a Guerra do Vietnã, e embalado ao som dos Beatles, o amor de Jude e Lucy passa por algumas situações difíceis.

Só por ter uma trilha sonora com músicas dos Beatles, o filme já ganhou minha atenção (o filme Uma lição de amor / I am Sam também me ganhou pela trilha, que é linda e recheada de canções dos Beatles). Mas além da linda trilha, Across the Universe vale pela linda história de amor.  
 
 
 
5. Mamma Mia! (idem)
Ano: 2008
Diretor: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Amanda Seyfried
 
Breve sinopse: A jovem Sophie está prestes a se casar. Como não sabe quem é seu pai biológico, lê o diário de sua mãe e descobre que ela se apaixonou por três homens na época em que foi concebida e, sendo assim, provavelmente um deles seria seu pai. Para descobrir que seria, Sophie envia um convite de casamento aos três.

Este filme é bem divertido e sua trilha sonora é recheada de músicas do grupo ABBA. Garante muitas cenas divertidas em um delicioso "retângulo amoroso". Como sempre, a atriz Meryl Streep está ótima!  

 
 
6. Romeu e Julieta (idem)
Ano: 1996
Diretor: Baz Luhrmann
Elenco: Leonardo DiCaprio, Claire Danes, John Leguizamo
 
Breve sinopse: Filme baseado no clássico homônimo de Shakespeare, porém ambientado em cenários e situações contemporâneas. A história se passa na fictícia Verona Beach, onde as poderosas famílias Montequio e Capuleto lutam pelo poder. O resto da história vocês conhecem...
 
Tive dúvidas se poderia colocar este filme como um musical, mas como ele recebeu vários prêmios neste gênero, então achei que tudo bem... Não sei se estou sendo imparcial, já que na época do lançamento desse filme eu era uma fã incondicional do Leonardo DiCaprio, mas enfim... a lista é minha, não é? rsrsrs... Além disso, gosto muito de adaptações de clássicos. Nem todos funcionam, mas alguns ficam bem legais. Em minha opinião, esse é um dos legais. E a trilha sonora, claro, é ótima também!
 


7. Hairspray (idem)
Ano: 2007
Diretor: Adam Shankman
Elenco: Nikki Blonski, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Zac Efron
 
Breve sinopse: Aparecer no show de televisão The Corn Collins Show era o sonho de qualquer adolescente da época. A jovem Tracy adora dançar e acaba chamando a atenção dos jurados do programa, porém sua participação incomoda a jovem Amber, que até então recebia a atenção de todos.

Este é outro filme que me divertiu muito! A disputa pelo título de Garota Hairspray e pelo coração de Link Lark (o fofíssimo Zac Efron) é regada à muita músicas e muita dança. Uma coisa imperdível nesse filme é o ator John Travolta representando a mãe de Tracy. Isso aí... a mãe dela! Muito divertido!
 


 
8. Chicago (idem)
Ano: 2002
Diretor: Rob Marshall
Elenco: Renée Zellweger, Catherina Zeta-Jones, Richard Gere
 
Breve sinopse: Velma Kelly é uma dançarina de sucesso, atração principal da boate onde trabalha. Após matar seu marido, vai para a prisão, onde conhece a aspirante à dançarina Roxie Hart. Ambas contratam o advogado Billy, que faz com que as coisas tomem o rumo que ele deseja.

Crimes, música, dança, um advogado manipulador e duas artistas dispostas a tudo para conseguir o sucesso... Precisa mais para dar certo? Adoro a música em que todas as detentas descrevem seus crimes... muito divertida! 





9. Os Miseráveis (Les Misérables)
Ano: 2012
Diretor: Tom Hooper
Elenco: Hugh Jackman, Russel Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonhan Carter
 
Breve sinopse: Baseado na obra homônima do francês Victor Hugo, a história se passa em plena Revolução Francesa. Conta a história de Jean Valjean, um homem que é preso por tentar roubar um pão e, que ao sair em liberdade condicional, tem que levar uma vida honesta ou voltará para a cadeia. Do outro lado da França, é mostrada a luta de Fantine para criar sua filha Cosette.

Ainda não assisti... Perdi no cinema e ele ainda não está disponível em DVD... Conheço a história e tudo, mas quero assistir à essa versão. Já ouvi muitos comentários positivos e tenho praticamente certeza de que vou gostar.

 


10. Série: Glee
Ano: 2009 - atualmente
Criadores: Ryan Murphy, Brad Falchuk, Ian Brennan
Elenco: Lea Michele, Chris Colfer, Dianna Agron
 
Breve sinopse: É uma comédia musical que fala de um grupo de jovens talentosos que buscam aceitação através da participação em um grupo musical em sua escola.

Pois é, Glee não é filme... Mas achei que seria interessante colocar aqui na minha lista mesmo assim. Como eu já disse antes, a lista é minha, não é? Bem, eu não acompanho a série fielmente, mas vejo alguns episódios e uma coisa é certa: as versões de músicas conhecidas cantadas na série são muito boas! A história também é legal, mas as músicas... Boas mesmo!



E esses foram alguns filmes (e série... rs) musicais dos quais gostei. Alguns ficaram de fora, mas acho que deu pra deixar boas sugestões. Mesmo não sendo meu estilo preferido, tenho que admitir que é sempre bom ter um pouco de música em nossas vidas. Espero que tenham gostado! Deixem comentários e outras sugestões aí embaixo...   ;D  
 


2 comentários:

  1. Adorei!! E nenhum dos meus favoritos ficou de fora!!Muito legal ter incluído Glee, eu adoro!! Apesar do preconceito que muitos tem com a série!! Muito legal a lista.... PS não vejo a hora de ver Os Miseráveis!!

    ResponderExcluir
  2. Também não vejo a hora de assistir "Os Miseráveis"... E outro que não quero perder é "O Grande Gatsby". Olha só a combinação: Baz Luhrmann / Leonardo DiCaprio... tudo para dar certo! ;D

    ResponderExcluir