segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os óculos de Heidegger (Thaisa Frank)


No fim de semana passado, ao bisbilhotar nos sites das editoras em busca de novidades interessantes (não sei por quê insisto em fazer isso, já que o dinheiro é curto... rs), encontrei este lançamento da Ed. Intrínseca que me chamou a atenção pela sinopse.
 
Os óculos de Heidegger
Thaisa Frank
Ed. Intrínseca
Páginas: 286
Preço: R$ 29,90
 
Sinopse:
"Em seu romance de estreia, Thaisa Frank apresenta uma história fantástica que tem como cenário a Operação Postal, programa nazista que obrigava os judeus enviados aos campos de concentração a escreverem cartas aos familiares ainda livres como forma de controlar os registros sobre o assunto.
Em Os óculos de Heidegger, o destino dessa correspondência é um bunker secreto, onde um grupo de intelectuais é orientado a responder às cartas dos familiares desses prisioneiros. Chamado de Complexo dos Escribas, o objetivo do projeto era, por um lado, manter um registro da correspondência trocada no período, por outro, garantir um sobrenatural plano de segurança: evitar que os espíritos dos mortos dedurassem a Solução Final nazista.
Apesar das ordens absurdas e potencialmente confusas, os cerca de cinquenta escribas vivem em relativa paz sob a supervisão de Elie e Gerhardt, amantes que trabalham secretamente para a Resistência. Certo dia, uma tarefa é passada pelo próprio Goebbels: responder a uma carta do filósofo Martin Heidegger para seu amigo e oculista Asher Englehardt, prisioneiro de Auschwitz. Diante da suspeita de que talvez a prosaica correspondência contenha algum tipo de mensagem cifrada capaz de desmantelar os planos do Terceiro Reich, os escribas e seus líderes se veem às voltas com o desafio de responder ao filósofo de uma forma que desencoraje uma nova troca de cartas e garanta a permanência tranquila dos confinados no local.
Uma história ao mesmo tempo de amor e de suspense, Os óculos de Heidegger mescla filosofia com romance, e mostra o valor da amizade em meio às piores adversidades."
 
Não sei o motivo exato, mas fiquei curiosa e fui atrás do livro. À caminho do consultório médico, passei em uma livraria e, felizmente, encontrei um exemplar (com um marcador bonitinho do livro "O Teorema Katherine"). Comecei a ler enquanto esperava os exames (lesão muscular no pé e joelho inflamado... longa história...). Enquanto esperava li umas 60 páginas e até agora estou gostando.
 
Logo logo colocarei uma resenha aqui no blog... Aguardem...  ;D

Um comentário:

  1. Oi, Beth!
    Não tinha visto esse lançamento, mas, puxa, que interessante! Eu tô lendo "O diário de Anne Frank", livro que deveria ter lido há teeeempo, mas enfim, tô fazendo isso agora. E tipo os dois têm um pouco a ver um com o outro, certo? Alemanha nazista, judeus, etc.
    Como tenho muuuuita coisa pra ler por esses bons meses, não penso em comprar esse agora, mas vou deixar anotado pra daqui a um tempo comprar e ler.

    Valeu pela dica.
    Ah, e obrigada pela visita lá no meu blog. Fiquei muito feliz de você ter gostado da resenha de "A culpa é das estrelas" e que ela tenha influenciado positivamente pra que você leia o livro futuramente.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir