domingo, 7 de abril de 2013

Sessão: Jane Austen

Não sou muito ligada em romances, mas abro uma exceção para os livros da escritora Jane Austen.
 
Seus livros apresentam situações comuns à sociedade rural inglesa da época (Jane viveu entre 1775 e 1817), porém sempre contam com personagens que - de alguma forma - fogem ao padrão de comportamento esperado. Suas histórias sempre possuem momentos (deliciosos) de sutil ironia, o que se tornou marca registrada em seus livros. Suas histórias já contaram com inúmeras adaptações para o cinema ou séries de TV.
 
Escrevi este post por dois motivos: em primeiro lugar, para recomendar a leitura de seu livro mais famoso: "Orgulho e Preconceito" (que li aos 15 ou 16 anos, e estou relendo). E, em segundo lugar, para recomendar uma série bem divertida que descobri há pouco tempo através de alguns blogs interessantes: a minissérie "Lost in Austen".
 
 
Sinopse do livro:
"Orgulho e Preconceito (1813) é a envolvente história de Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet, os quais, à primeira vista, não têm uma boa opinião um do outro, mas no desenvolvimento do enredo, acabam descobrindo que estavam totalmente enganados..."
 
Parece simples, mas temos que nos lembrar que a história se passa em uma época em que era importante um casamento com pessoas das famílias certas, e tudo envolvia dinheiro, nome e poder.
 
 
 
 
Sinopse da série:
É uma minissérie em quatro capítulos que faz uma brincadeira com a principal obra de Jane Austen. Amanda é uma jovem que vive nos dias atuais, e é apaixonada pelas histórias da autora. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando descobre uma passagem em seu apartamento que a leva diretamente para dentro da história do livro "Orgulho e Preconceito". Ela sabe como a história tem que acontecer, mas sua presença no cotidiano dos Bennet e dos Bingley começa a bagunçar um pouco as coisas...
 
 
 
Os capítulos desta série estão disponíveis no Youtube. Para quem tiver interesse, seguem os links:
 
 
Se em algum momento você viu ou ouviu referências ao perfeito Mr. Darcy, este é um momento perfeito para conhecê-lo melhor.
 
Me diverti muito! Espero que se divirtam também!
 

5 comentários:

  1. http://kelaraparigadoslivros.blogspot.com.br/2012/07/o-clube-de-leitura-de-jane-austen-um.html

    Beth da uma plhada neste filme... não sei se vc conhece... achei bem legal...

    ResponderExcluir
  2. 'Trasmimento de pensação'... Tô com esse filme aqui para assistir neste final de semana. Vou ver e comentamos depois... Mas tenho certeza de que vou gostar... ;D
    Bjão e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Assisti ao filme ontem. Gostei! Acho até que merece um post próprio... rsrsrs
    Apesar de ter uma Bernadete na história (rsrs), me identifiquei com o Grigg (um leitor de ficção fantástica se aventurando pelas obras românticas de Jane Austen). Muito bonitinho! ;D

    ResponderExcluir
  4. Sabia que você iria gostar!! Aqui na minha cidade ainda tem vídeo locadora, muito boa por sinal, um acervo que não deixa nada a desejar. Daquelas que ficam tão lotadas no sábado a noite, que as vezes nem da coragem de encarar a fila mas com aquele clima gostoso que me lembro bem da nossa época... então ando mergulhada em filmes, como sempre. Tá, eu sei que não são tão bons quanto livros... rsrsrs mas mesmo assim continuo apaixonada pela sétima arte. Ando numa fase meio músical, não vejo a hora de chegar Os Miseráveis. Ahh infelizmente as salas de cinema daqui são praticamente inexistentes, tem apenas quatro, então aqui só passam aqueles filmes muito comerciais, O lado bom da vida, por exemplo, nem entrou em cartaz... Mas enfim, sempre que tiver uma dica boa vou deixar aqui pra você e como sei também que seu gosto para filmes é tão bom quanto para os livros, vou ficar esperando suas dicas e listas de imperdíveis!!! bjosss

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Sabe, eu sinto falta de vídeo locadoras... Existia toda uma magia em procurar por filmes nas prateleiras, conversar com os atendentes, ouvir opiniões diferentes... Aqui só sobraram duas, mas totalmente fora de mão, e o acervo ficou limitado a lançamentos. Pena! Mas, como minha paixão por livros e filmes é a mesma, vou tentar sempre colocar dicas interessantes (a maioria delas provavelmente você já vai conhecer, claro... rsrsrs). E ficarei sempre esperando por suas dicas e comentários. Bjão!

    ResponderExcluir