quarta-feira, 5 de junho de 2013

RESENHA - Quantic Love


Quantic Love: o romance que resolve a equação do amor
(Quantic Love)
Autora: Sonia Fernández-Vidal
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 255

Sinopse: "Entre experiências com viagens no tempo, partículas que superam a velocidade da luz e outras que revelam a origem do Universo, a jovem Laila enfrenta o maior mistério que existe: como decidir entre dois amores. De um lado Alessio, um jornalista atraente. De outro, Brian, um cientista inteligente que esconde um grande segredo. 
Laila é uma jovem de Sevilla que tem um único objetivo: trabalhar durante o verão para pagar seu primeiro ano na faculdade. No CERN - o centro de pesquisas mais avançado do mundo - ela conhece Angie, sua colega de quarto, que transforma o verão sacrificado e tedioso em algo inesquecível: um momento para conhecer pessoas novas que lhe abrirão fronteiras e farão com que se sinta em casa. Amigos e colegas de trabalho com quem tentará resolver a equação do amor."
 
Assim que vi o título, a capa e li a sinopse deste livro, a primeira coisa que me ocorreu foi que parecia uma espécie de mistura entre romance chicklit e The Big Bang Theory. E, depois de lê-lo, eu diria que talvez seja mais ou menos essa a definição que eu daria... ;D
 
Acompanhamos a estadia de Laila - uma jovem de 18 anos - no CERN (um centro de física avançada localizado na Suíça), onde irá trabalhar por uma temporada como garçonete na cafeteria a fim de ganhar dinheiro para pagar seu primeiro ano de faculdade. Deveria ser simples, afinal Laila deveria apenas servir café a uma horda de nerds (ops... cientistas) que precisam de cafeína para viver. O fato é que Laila é muito observadora e anota tudo o que aprende a respeito dos lugares, dos hábitos e das pessoas daquele local em seu moleskine (não sabe o que é um moleskine? Logo farei um post sobre eles no blog... até lá, pode pesquisar no Google mesmo... rs).
 
Angeline (Angie), sua colega de quarto, é uma figura à parte: uma espécie de "Barbie-cientista-mega-gênia" que não tem papas na língua. Em um momento do livro, tive vontade de entrar na história e dar um abraço na Angie...
 
Laila passa pelas típicas incertezas quanto ao amor: confusões de sentimentos, escolha entre dois possíveis amores, desilusões, frio na barriga, perdão... E, apesar de rodeada por cientistas, estes não são tão "inacessíveis emocionalmente" quanto Sheldon Cooper (bom pra ela! rs).
 
O livro é bem leve, uma leitura gostosa, rápida e cheia de referências. Ouvimos falar de neutrinos, Bóson de Higgs, aceleradores de partículas, o gato de Schrödinger, e até mesmo (pasmem!) da mansão de verão de lorde Byron, onde Mary Shelley escreveu sua obra prima Frankenstein.
 
Uma coisa interessante é que a autora, Sonia Fernández-Vidal, é Doutora em Física e trabalhou no CERN e em outros centros de pesquisa famosos. Ela deve saber do que está falando...

Bom, para quem quiser uma leitura leve e divertida, vale a dica!  ;D
 
  

Um comentário: