domingo, 7 de julho de 2013

'Clubes do Livro' virtuais

Quem me conhece bem sabe que eu adoraria iniciar um clube de leitura com encontros presenciais (recheado de lanchinhos e conversas paralelas...). Por diversos motivos ainda ainda não consegui...
 
Enquanto isso, como adoro discutir sobre livros lidos (e conhecer gente legal!), participo de alguns grupos de leitura virtuais que conheci pela internet... Adoro ver como as pessoas estão utilizando técnicas modernas/tecnológicas para "aprimorar" velhos hábitos, como a leitura e discussão de bons livros. É uma forma de unir o tradicional ao moderno.

Os livros que leio para discussão geralmente ficam cheios de adesivos (tipo post-its) com anotações e comentários... Olha o 'kit clube' (livros, post-its, lapiseira):
 
 
Falarei um pouco sobre alguns clubes do livro virtuais dos quais participo (sempre que dá... rs). 
 

 
CLUBE DO LIVRO: REENCONTRANDO OS CONSAGRADOS

Este clube é organizado pelo site Sobre Livros. A cada trimestre é escolhido um livro para leitura e a discussão acontece através de um chat aberto no próprio site (em dias e horários previamente combinados). Qualquer pessoa que tenha lido o livro (ou que não se preocupe com spoilers) pode participar do debate.

O livro deste trimestre é o "Laranja Mecânica" do autor Anthony Burgess. Os livros são escolhidos através de votação entre as pessoas que participam dos encontros. Dessa vez seguimos a linha 'distopias', já que o encontro de junho/13 foi sobre o livro "1984" de George Orwell (aliás, foi um ótimo encontro!).

Para saber mais sobre este Clube do Livro, clique aqui.
Para conhecer o grupo do Clube no Facebook, clique aqui.
 

 
CLUBE DO LIVRO GRUPO "PAPO LITERÁRIO"
 

 
Neste caso as discussões são feitas através de postagens em um grupo do Facebook chamado "Papo Literário". O livro do período é escolhido através de votação. São estipulados o prazo para leitura e  a data em que a discussão terá início. Nessa data, os membros iniciam a troca de ideias e impressões a respeito da leitura através de postagens no grupo. Para quem gosta de contos e poesia também vale dar uma olhada no grupo...  
                                                
O livro escolhido para o período atual foi o "Razão e Sensibilidade" da fofa autora Jane Austen.
 
Para conhecer o grupo no Facebook, clique aqui.
 
 
 CLUBE DE LEITURA: PDL - PROJETO DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA
 

 
Este clube de leitura faz parte do site PDL (Projeto Democratização da Leitura), que disponibiliza um grande acervo de livros, quadrinhos, audiobooks e muito mais. É uma grande biblioteca virtual, e você ainda conhece muita gente bacana!

Para ter acesso aos inúmeros títulos disponibilizados, é necessário fazer um cadastro rápido e gratuito.
 
Sempre são abertos dois grupos de discussão. Nesse período temos "A Hora das Bruxas - vol. I" da autora Anne Rice e "Crime e Castigo" de Fiódor Dostoiévski.


Para conhecer o site PDL, clique aqui.
Para conhecer o grupo do PDL no Facebook, clique aqui.
 
Visitem os clubes de leitura... Se bater uma vontade louca de fazer parte, aproveitem! ;D
  

Um comentário:

  1. Olá Beth!

    Cheguei no seu blog através do Google (procurando por Clubes de Leitura online). Achei bem legais suas indicações! Vejo que, infelizmente, a maioria dos Clubes que encontro nas buscas estão abandonados ou não existem mais :-( E você, continua participando de algum? Vi que você gosta de distopias, é um dos meus gêneros favoritos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir