terça-feira, 17 de dezembro de 2013

RESENHA - A Longa Marcha (Stephen King)



A Longa Marcha
(The Long Walk - 1979)
Autor: Stephen King (publicado sob o pseudônimo Richard Bachman)


Sinopse:
Em um país (Estados Unidos) controlado pelos militares, conhecemos um jogo anual muito popular chamado 'A Longa Marcha'. Neste jogo cem garotos são selecionados para realizar uma caminhada atravessando o país. O vencedor terá um desejo realizado. Qualquer desejo. Os garotos não podem fazer nenhuma pausa durante o percurso, e devem manter uma velocidade média, sendo advertidos se andarem mais devagar que o permitido. Com três advertências, o participante é eliminado. Literalmente.


Este livro foi escrito por Stephen King e publicado sob o pseudônimo Richard Bachman no ano de 1979. Li este livro basicamente por dois motivos: 1. porque gosto muuuito de Stephen King, e 2. porque fiquei curiosa quanto às semelhanças com a história da série Jogos Vorazes (Suzanne Collins).

O clima é bem no estilo Jogos Vorazes mesmo, porém mais denso psicologicamente, com menos ação, e mais cruel (eu achei, mas há controvérsias... rs). Acompanhamos a marcha do personagem principal Garraty, representante do Maine, estado onde se localiza o ponto de partida da caminhada (e se não houvesse alguma ligação com o Maine, não seria Stephen King). Ao longo do caminho, conhecemos histórias de vida de alguns caminhantes e, a cada quilômetro, praticamente passamos a sentir fome e dor nos pés junto com todos.

Gostei bastante da história, e achei interessante o fato de King escrever, em 1979, sobre jogos cruéis utilizados como forma de intimidação e poder. Semelhanças com outras sagas e histórias atuais são mera coincidência (será?). Aliás, outro livro do autor que também explora essa temática é "O Concorrente" (The Running Man, 1982, também lançado sob o pseudônimo Richard Bachman). Os jogos são diferentes, mas a ideia central é semelhante.

Enfim, recomendo o livro! O único problema é que este, assim como vários outros livros do King, estão esgotados no Brasil. Então as possíveis formas de ler este livro são: 1. comprar em sebos (físicos ou virtuais); 2. ler em inglês mesmo; ou 3. ler em e-book.

E vocês? O que acharam da resenha? Gostam de livros do gênero? Por favor, comentem!  ;D

6 comentários:

  1. Oi linda tudo bem? Me manda um email gostaria de tirar uma dúvida com vc! Meu email é thaiscsilverio88@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo neste exato momento (ebook). Passei da metade do livro e me pareceu bom até agora. Fiquei curioso para ler The Running Man.

    ResponderExcluir
  3. The Running Man é excelente (no Brasil foi publicado com o nome de O Concorrente). Mas A Longa Marcha eu ainda não li. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  4. Terminei de ler pela segunda vez hoje.
    Alguém pode me explicar o final dele?

    ResponderExcluir
  5. Impossível achar esse livro. Quero muito ler.
    Alguém me ajuda???

    ResponderExcluir
  6. Stephen King é realmente o que há em matéria de livres de suspense e terror. Christine e o Iluminado, por exemplo, são imperdíveis. Também considero excelentes Cujo, Angústia, Carrie e Novembro de 63, dentre outros. Coletâneas de contos, como Tripulação de Esqueletos, devem ter lugar reservado na estante de quem aprecia o gênero. No entanto, a despeito de King ser um mestre em prender a atenção do leitor, porcarias como A Coisa (It), para mim, têm passagem livre.
    Parabéns pela postagem. Caso queira ler sobre tecnologia da informação, política e gastronomia, sugiro meu Blog e minhas comunidades na Rede .Link. Os endereços são http://www.fernandomelis.blogspot.com.br
    http://www.link.flog.br/fernando-melis
    http://informatica.link.flog.br/
    http://cenario-politico-tupiniquim.link.flog.br/
    http://acepipes-guloseimas-e-companhia.link.flog.br/
    Abraços e até uma próxima vez.

    ResponderExcluir