No fim de semana passado, ao bisbilhotar nos sites das editoras em busca de novidades interessantes (não sei por quê insisto em fazer isso, já que o dinheiro é curto... rs), encontrei este lançamento da Ed. Intrínseca que me chamou a atenção pela sinopse.
Os óculos de Heidegger
Thaisa Frank
Ed. Intrínseca
Páginas: 286
Preço: R$ 29,90
Sinopse:
"Em seu romance de estreia, Thaisa Frank apresenta uma história fantástica que tem como cenário a Operação Postal, programa nazista que obrigava os judeus enviados aos campos de concentração a escreverem cartas aos familiares ainda livres como forma de controlar os registros sobre o assunto.
Em Os óculos de Heidegger, o destino dessa correspondência é um bunker secreto, onde um grupo de intelectuais é orientado a responder às cartas dos familiares desses prisioneiros. Chamado de Complexo dos Escribas, o objetivo do projeto era, por um lado, manter um registro da correspondência trocada no período, por outro, garantir um sobrenatural plano de segurança: evitar que os espíritos dos mortos dedurassem a Solução Final nazista.
Apesar das ordens absurdas e potencialmente confusas, os cerca de cinquenta escribas vivem em relativa paz sob a supervisão de Elie e Gerhardt, amantes que trabalham secretamente para a Resistência. Certo dia, uma tarefa é passada pelo próprio Goebbels: responder a uma carta do filósofo Martin Heidegger para seu amigo e oculista Asher Englehardt, prisioneiro de Auschwitz. Diante da suspeita de que talvez a prosaica correspondência contenha algum tipo de mensagem cifrada capaz de desmantelar os planos do Terceiro Reich, os escribas e seus líderes se veem às voltas com o desafio de responder ao filósofo de uma forma que desencoraje uma nova troca de cartas e garanta a permanência tranquila dos confinados no local.
Uma história ao mesmo tempo de amor e de suspense, Os óculos de Heidegger mescla filosofia com romance, e mostra o valor da amizade em meio às piores adversidades."
Não sei o motivo exato, mas fiquei curiosa e fui atrás do livro. À caminho do consultório médico, passei em uma livraria e, felizmente, encontrei um exemplar (com um marcador bonitinho do livro "O Teorema Katherine"). Comecei a ler enquanto esperava os exames (lesão muscular no pé e joelho inflamado... longa história...). Enquanto esperava li umas 60 páginas e até agora estou gostando.
Logo logo colocarei uma resenha aqui no blog... Aguardem... ;D
Oi, Beth!
ResponderExcluirNão tinha visto esse lançamento, mas, puxa, que interessante! Eu tô lendo "O diário de Anne Frank", livro que deveria ter lido há teeeempo, mas enfim, tô fazendo isso agora. E tipo os dois têm um pouco a ver um com o outro, certo? Alemanha nazista, judeus, etc.
Como tenho muuuuita coisa pra ler por esses bons meses, não penso em comprar esse agora, mas vou deixar anotado pra daqui a um tempo comprar e ler.
Valeu pela dica.
Ah, e obrigada pela visita lá no meu blog. Fiquei muito feliz de você ter gostado da resenha de "A culpa é das estrelas" e que ela tenha influenciado positivamente pra que você leia o livro futuramente.
Um abraço!
Sacudindo Palavras