sexta-feira, 5 de abril de 2013

Paixão por Tolkien e a sua obra




J. R. R. Tolkien



 

Sou meio nerd mesmo, e daí? rsrs

Só para aquecer vou contar o básico sobre meu gosto literário: adoro livros de fantasia e, claro, gosto muito do mestre Tolkien, autor de diversos livros, entre eles a trilogia "O Senhor dos Anéis".

Não falarei sobre os livros e nem sobre os filmes, pois isto seria "chover no molhado" já que todos viram ou pelo menos conhecem a saga (e os que não conhecem, deveriam...), mas sim relembrarei da época em que li os livros do mestre.

Antes do lançamento do filme no Brasil era bem difícil conseguir este livro em português, por isso somente pude comprá-lo em 2001, logo após o lançamento do 1º filme da trilogia.

Me lembro bem que tinha que conciliar esta leitura com o trabalho em uma locadora de vídeos (isso aí... na época locávamos fitas VHS e DVDs). Falando assim parece fácil, mas este livro é enooorme e não podia lê-lo no ônibus, e com isso somente restava o período da noite. O problema é que eu chegava por volta de 23h30 da noite e também trabalhava aos fins de semana (coisas que eu aguentava fazer em minha juventude... rs). O fato é que eu ficava o dia todo doida de curiosidade para saber o resto da história e tinha que me contentar com meros 30 minutos diários de leitura... Imagine quanto tempo levei para saber o destino final de Frodo e do Um Anel... rsrs

Mas valeu totalmente a pena! Mesmo tendo uma mania exagerada em descrever os detalhes de tudo, Tolkien é O cara... Ouço algumas críticas às obras dele de vez em quando, mas... paciência, né? Ninguém é obrigado a gostar de tudo. Respeito isso! Da mesma forma que espero ser respeitada quando digo que não gosto de livros de autoajuda e de biografias...

Depois do lançamento deste livro, as portas se abriram para a publicação de outros títulos, como "O Hobbit", "O Silmarillion", "Contos Inacabados", "Os Filhos de Húrin", e outros nem tão conhecidos, como "Mestre Gil de Ram" e "Roverandom" por exemplo.
 
Vamos combinar: o cara era tão (genialmente) doidão que criou diversos idiomas, raças e locais para suas obras, cada um com origem e histórias próprias... O cara criou um Mundo e toda a sua mitologia!
 
Em tempo: sou tão fascinada pelas obras do autor que fiz uma tatuagem em élfico aos 18 anos...



2 comentários:

  1. Ahh o vício da leitura!!! hehehe ta aí um que não faz mal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um vício meio caro (hehe), mas realmente não faz mal.. :)
      Bjão!

      Excluir