A Longa Marcha
(The Long Walk - 1979)
Autor: Stephen King (publicado sob o pseudônimo Richard Bachman)
Sinopse:
Em um país (Estados Unidos) controlado pelos militares, conhecemos um jogo anual muito popular chamado 'A Longa Marcha'. Neste jogo cem garotos são selecionados para realizar uma caminhada atravessando o país. O vencedor terá um desejo realizado. Qualquer desejo. Os garotos não podem fazer nenhuma pausa durante o percurso, e devem manter uma velocidade média, sendo advertidos se andarem mais devagar que o permitido. Com três advertências, o participante é eliminado. Literalmente.
Este livro foi escrito por Stephen King e publicado sob o pseudônimo Richard Bachman no ano de 1979. Li este livro basicamente por dois motivos: 1. porque gosto muuuito de Stephen King, e 2. porque fiquei curiosa quanto às semelhanças com a história da série Jogos Vorazes (Suzanne Collins).
O clima é bem no estilo Jogos Vorazes mesmo, porém mais denso psicologicamente, com menos ação, e mais cruel (eu achei, mas há controvérsias... rs). Acompanhamos a marcha do personagem principal Garraty, representante do Maine, estado onde se localiza o ponto de partida da caminhada (e se não houvesse alguma ligação com o Maine, não seria Stephen King). Ao longo do caminho, conhecemos histórias de vida de alguns caminhantes e, a cada quilômetro, praticamente passamos a sentir fome e dor nos pés junto com todos.
Gostei bastante da história, e achei interessante o fato de King escrever, em 1979, sobre jogos cruéis utilizados como forma de intimidação e poder. Semelhanças com outras sagas e histórias atuais são mera coincidência (será?). Aliás, outro livro do autor que também explora essa temática é "O Concorrente" (The Running Man, 1982, também lançado sob o pseudônimo Richard Bachman). Os jogos são diferentes, mas a ideia central é semelhante.
Enfim, recomendo o livro! O único problema é que este, assim como vários outros livros do King, estão esgotados no Brasil. Então as possíveis formas de ler este livro são: 1. comprar em sebos (físicos ou virtuais); 2. ler em inglês mesmo; ou 3. ler em e-book.
E vocês? O que acharam da resenha? Gostam de livros do gênero? Por favor, comentem! ;D