TAG Experiências Literárias
Olá pessoal! Hoje farei um jabá gratuito... rsrs. Quem acompanha o grupo Gaveta de Coisinhas no Facebook sabe que me associei ao clube TAG Experiências Literárias no mês passado. Combinei que iria compartilhar com vocês um pouco da experiência assim que recebesse o primeiro kit. Pois esse é o assunto de hoje (ontem foi a tentativa frustrada de comprar um Kindle, hoje será a tentativa bem sucedida de participar de um clube muito bacana! Evolução! rsrsrs).
Para quem ainda não conhece tá fazendo o quê que não foi lá no site ainda? a TAG é uma espécie de clube de livros. Existem alguns planos de assinatura que são descritos no site, mas basicamente a ideia central é que todo mês os associados recebem um kit com um livro surpresa indicado por alguém de renome no cenário intelectual. Só isso??? Não!!! Tudo não se resume só a isso, claro! Pagamos uma assinatura mensal, mas não recebemos somente um livro, e sim uma experiência completa de leitura todo mês.
Vou descrever o recebimento do meu primeiro kit (de junho/2015). As caixinhas surpresa costumam chegar até o dia 15 de cada mês. A minha primeira caixinha chegou no dia 12, dia dos namorados, o que não significa nada, mas achei legal comentar... rsrs. Já pela caixa percebemos o cuidado empregado no projeto todo (os amassos externos foram cortesia dos Correios, claro... mas o conteúdo não foi danificado).
A caixinha é cheia de citações famosas da literatura (fofa!). Abri e já vi o pacote com a cartinha dando boas vindas ao clube. Etiquetinhas e cartinhas... tudo personalizado. O livro veio bem embalado e junto dele vejo um porta incenso e um incenso super cheiroso. Eu tinha visto em alguns canais do Youtube que eles geralmente enviam algum "mimo" que seja relacionado com a temática do livro escolhido, então já imaginei que seria algo ligado à cultura indiana ou árabe... várias possibilidades... rsrs
Mas antes de abrir o pacote do livro, parei para olhar o livreto de boas vindas, onde é explicado como tudo funciona. A forma como o clube é apresentado deixa claro que as pessoas envolvidas também são apaixonadas por livros ou disfarçam muito bem...rsrs. Tudo é explicado de forma muito clara, e mesmo assim, caso surja alguma dúvida quanto ao funcionamento podemos entrar em contato através de e-mail. Eles respondem rapidamente e tratam cada caso com individualidade.
Pois é, mas o livro... O livro do mês era o "Sidarta", do autor alemão Hermann Hesse. Veio com um marcador personalizado muito fofo! O livro desse mês foi indicado pelo curador José Pacheco, educador português.
Outra parte da experiência é a revista que também vem no kit. Todo mês a TAG elabora uma revista com matérias que tenham relação com o livro escolhido, seu autor ou com o curador do mês. Na revista também já nos dão uma espécie de pista só pra aguçar a curiosidade quanto ao livro surpresa que será enviado no kit do mês seguinte. Sim gente! O livro é surpresa! E isso é parte da experiência.
Uma coisa que achei interessante no clube é que ele nos tira de nossa zona de conforto. Temos a oportunidade de conhecer livros e autores que talvez estivessem longe das prateleiras que costumamos visitar com frequência nas livrarias.
Me perguntaram uma vez se o livro deveria ser lido no mês. Respondendo a essa pergunta: não. Não se trata de uma leitura compartilhada, com discussões. O objetivo principal é a formação ou ampliação da biblioteca pessoal de cada associado. Mas a partir desse mês, a TAG criou um grupo no Facebook para que os associados possam conversar sobre os livros recebidos. O que é bem legal!
Não sei se consegui transmitir pelo menos um pouco da delícia que está
sendo essa experiência, mas espero que tenha pelo menos nascido uma
vontadezinha de dar uma olhada no site da TAG e saber mais.
Agora pra finalizar: se algum de vocês tiver uma vontade incontrolável de se associar, faz favor de dizer que fui eu quem indicou, tá? rsrs. Põe lá no formulário: Bernadete Santos (essa sou eu!).
E é isso por hoje pessoal! Abraços pra todos! Agora vou ler mais um pouco de "O Último Reino" para o primeiro encontro da leitura compartilhada... Corre, Beth... Corre que dá tempo... ;D